domingo, 27 de janeiro de 2008

Mercado de trabalho para Professor

Olá amigos,
É estranho escrever para várias pessoas de uma só vez..
Mas dessa vez resolvi falar um pouco do Mercado de Trabalho, principalmente tratando-se da área de Educação.
Hoje temos um panorama ainda bastante complicado em nossa área. Sempre temos as Escolas que pagam mal, isso quando pagam. Também temos os mais variados exemplos de instituições que exigem muito e reconhecem pouco do nosso esforço e dedicação.. tudo isso está ai em várias e várias instituições de ensino, isso ñ aplica-se apenas as Escolas de ensino fundamental e médio, mas também é visto até na própiria Universidade Federal de Alagoas.
Mas falando um pouco sobre as Escolas, nas Particulares, vemos casos de deslocamento de área quase como um hábito, são Engenheiros (com todo respeito aos profissionais de Engenharia) lecionando matemática e física, são Advogados que pensam saber lecionar História, Filosofia ou Sociologia, isso apenas para falar de alguns exemplos mais comuns. Na minha opinião deveríamos adotar a política do "Cada macaco no seu galho", assim evitaríamos essas distorções no processo edicacional.
Mas esses são exemplos que diariamente encontramos, todas as áreas são afetadas por distorções, na esfera pública os professores de Língua Portuguesa estão sendo obrigados a lecionar Literatura e Redação, sendo que sua Habilitação nem sempre lhe dá base para isso.

Deixo aqui a idéia, veremos o que vocês, amigos blogueiros vão achar:
Que cada profissional lecione a disciplina para a qual passou tantos anos na Universidade/Faculdade de estudo, pesquisa (em alguns casos), esforço e dedicação para alcançar sua colação de grau, sua qualificação profissional.

Fica lançada a campanha: "Cada Macaco no seu Galho"!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Primeiras Lições

Olá, um abraço cordial a todos os visitantes, nosso primeiro contato através desse mundo que tão rapidamente popularizou-se se dá com o principal objetivo de dismistificar alguns conceitos equivocados e amplamente divulgados sobre história, principalmente em salas de aula, ou no ambiente escolar em geral.
"História é matéria decorativa", "História só fala do passado", "História ñ tem nenhuma utilidade atualmente", "História só tem teorias, na prática não serve para nada".
Todos são mitos, digamos assim, tudo isso dito entre "aspas" na verdade ñ é correspondente a verdade, ou a argumentos aceitáveis.
Assim, tenho certeza que nosso BLOG vai funcionar muito bem porque já falei isso algumas vezes em sala de aula e outros locais, a missão do professor de História hoje, é além de lecionar mostrando mais de uma versão dos fatos, é também mostrar para os alunos e para os responsáveis por esse aluno, quual a veradadeira importância da História.

Um abraço a todos/as
Saudações Históricas