domingo, 27 de janeiro de 2008

Mercado de trabalho para Professor

Olá amigos,
É estranho escrever para várias pessoas de uma só vez..
Mas dessa vez resolvi falar um pouco do Mercado de Trabalho, principalmente tratando-se da área de Educação.
Hoje temos um panorama ainda bastante complicado em nossa área. Sempre temos as Escolas que pagam mal, isso quando pagam. Também temos os mais variados exemplos de instituições que exigem muito e reconhecem pouco do nosso esforço e dedicação.. tudo isso está ai em várias e várias instituições de ensino, isso ñ aplica-se apenas as Escolas de ensino fundamental e médio, mas também é visto até na própiria Universidade Federal de Alagoas.
Mas falando um pouco sobre as Escolas, nas Particulares, vemos casos de deslocamento de área quase como um hábito, são Engenheiros (com todo respeito aos profissionais de Engenharia) lecionando matemática e física, são Advogados que pensam saber lecionar História, Filosofia ou Sociologia, isso apenas para falar de alguns exemplos mais comuns. Na minha opinião deveríamos adotar a política do "Cada macaco no seu galho", assim evitaríamos essas distorções no processo edicacional.
Mas esses são exemplos que diariamente encontramos, todas as áreas são afetadas por distorções, na esfera pública os professores de Língua Portuguesa estão sendo obrigados a lecionar Literatura e Redação, sendo que sua Habilitação nem sempre lhe dá base para isso.

Deixo aqui a idéia, veremos o que vocês, amigos blogueiros vão achar:
Que cada profissional lecione a disciplina para a qual passou tantos anos na Universidade/Faculdade de estudo, pesquisa (em alguns casos), esforço e dedicação para alcançar sua colação de grau, sua qualificação profissional.

Fica lançada a campanha: "Cada Macaco no seu Galho"!!

Um comentário:

Anônimo disse...

meu querido amigo, concordo que ta havendo um grande problema em relação a isso, profissionais de outras áreas lecionando alguma materia q naum tem nada a ver com a sua formação, mas temos que observar tb o fato do desemprego, sei q isso naum justifica e acaba sendo prejudicial para os próprios alunos, quanto as escolas públicas eu acho q os governantes deveriam olhar mais e investir mais na educação, pois vejo no estado de Alagoas um grande descaso qnt a isso, e naum só naum escolas como nas universidades, hj tem muita universidade oferencendo cursos estilos fest foods, o que deveria ser proibido, pois acaba manchando a reputação dos profissionais que estudam pra caramba, dão o suor para se verem formados numa universidade federal e se veem substituidos por um profissional sem a minima qualificação (deixando claro q eu naum tô minimizando a universidade particular, apenas esses cursos a distancia q são oferecidos e que hj já existe tanta gente formada neles sem nem saber o teoria do que estudaram), temos que valorizar mais os profissionais da educação, remunerando-o bem e dando as adequadas estruturas para que eles desenvolvam o seu trabalho!!!
bjinhos!!!